sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Onde está o país do futebol?

Basta um passeio pelos principais shoppings centers do Brasil para notar que algo está diferente na vestimenta do brasileiro: as camisas de futebol.

Certamente, as evoluções tecnológicas e adaptações à moda alcançaram os uniformes de futebol nos últimos tempos. Porém não é essa a principal diferença. O que se percebe é que cada vez mais as camisas de times internacionais vestem os torcedores brasileiros.

Segundo Jefferson Menezes, gerente de uma grande loja de camisas, os clubes com maior apelo no Brasil são Barcelona (Espanha) e Manchester United (Inglaterra), mas Milan (Itália) e Real Madrid (Espanha) não ficam muito atrás nas vendas. O time que mais cresceu nos últimos anos na venda de camisas foi o Chelsea, da Inglaterra.

Ainda de acordo com Menezes, o perfil do público que procura o material é em sua maioria jovem e de classe média alta. “A idade gira entre quatorze e trinta anos”, declara o gerente.

O sucesso cada vez mais presente do futebol europeu pelo Brasil tem levado até mesmo a preferência pela compra de camisas de equipes estrangeiras às de equipes nacionais.

Em uma loja de artigos esportivos de um shopping paulistano, um grupo de aproximadamente cinco adolescentes observava euforicamente uma camisa do Milan com o nome de Kaká estampado nas costas. Os garotos foram unânimes em afirmar que preferiam a camisa do time italiano à de seus times no Brasil.

O motivo para essa preferência está nos atrativos que o futebol europeu oferece ao seu público consumidor.

Segundo Vitor Birner, comentarista da Rádio CBN e do programa Cartão Verde da TV Cultura, “Na Europa estão os melhores jogadores brasileiros e do mundo. Conseqüentemente, os espetáculos proporcionados são de mais de qualidade”.

Para Mauro Cezar Pereira , comentarista da ESPN, o fato de desde cedo o futebol europeu estar presente na cultura do brasileiro permite que essa realidade ocorra. “Os jovens já conhecem futebol vendo os times de fora com os melhores jogadores do mundo. Não é preciso muito mais para que despertem interesse”.

As ações de publicidade e o marketing dos clubes do velho continente também explicam essa nova geração de aficcionados. O lançamento de games e enormes variedades de produtos licenciados tendo os craques como principal vitrine fazem cada vez mais a cabeça da garotada.

Sempre ouvimos que o Brasil é o país do futebol, mas para a nova geração de torcedores, o melhor futebol do mundo não é praticado por aqui. Para eles, o país do futebol está um pouco mais distante. Está logo ali: pelos gramados europeus.

Rodrigo Azevedo

Um comentário:

Unknown disse...

Isso também se deve à falta de um número maior de craques que se identifiquem com os times brasileiros, como Marcos no Palmeiras e Ceni no São Paulo; além disso, a seleção nacional parece mais internacional há tempos, com a total exclusão dos brasileiros, praticamente